E aí meu povo de sorte, tudo bom?
Quem nunca sonhou em ser uma princesa dos contos de Fadas? Pois é, todas nós!
eu lembro que quando eu era criança o meu pai sempre alugava na locadora (Sim eu era do tempo do vídeo cassete) os filmes das princesas para eu assistir e eu achava tudo muito lindo, mas eu nunca me senti como uma princesa daquelas, por diversos fatores: Representatividade, Atitude, Ambições... Até que eu conheci essas princesas, que não são valorizadas, mas nos ensinam muito!
1: Jasmine
Ai, eu amo a Jasmine!
Podemos claramente ver que o papel da pessoa é mostrar a que veio quando ela rejeita um cara que quer a sua mão, desafia as leis opressoras da sociedade em que está inserida (Até conseguindo mudar as leis de lá) e rejeita um príncipe que queria casar-se com ela em um casamento arranjado. autonomia e coragem foi o que eu aprendi com ela!
Não sou um premio para ser ganho... ICONIC!
2:Pocahontas
Outra princesa maravilhosa que existe (Certo que a sua história original não é essa) mas ela assim como Jasmine rejeita o príncipe que escolheram para ela...Nessa hora eu fico me perguntando qual o problema da Disney em querer arranjar marido pro povo, mas enfim, Pocahontas é livre e autoconfiante, mas o melhor de tudo é que ELA NÃO É SALVA POR NINGUÉM! Pelo contrário, ela quem salva o povo,uma líder né mores!
Faço o que eu quiser nessa porra!
3: Esmeralda
Ela é uma das minhas princesas favoritas, mas o que me deixa chateada é que poucas pessoas valorizam ela, a bicha é um ícone! Na história ela luta contra os problemas sociais da cidade e defende as minorias que ela própria está inserida, já que Esmeralda é uma cigana. A principal lição que ela nos deixa é de não se calar e sempre defender os seus!
Pode entrar, Dextruidora!
4:Fiona
Esse filme todo é maravilhoso, pois ele todo é uma crítica aos padrões de beleza, o que realmente importa é o nosso interior, não é preciso vestir 36 e ser bela para ser feliz. Fiona, eu te venero!
Aff, amo!
5:Mulan
Mulan é a prova de que nós nunca devemos fraquejar quando alguém duvidar da nossa capacidade. Ela deu um tapa na cara do preconceito de gênero e salvou TODA A CHINA, meu amor!
Sinta o poder!
6: Tiana
Sou suspeita a falar porque ela é a minha princesa favorita, desde a primeira vez que assisti esse filme eu me identifiquei com ela principalmente pela representatividade. Pra quem não sabe, ela foi a primeira princesa Afro-americana, ela é totalmente independente, sabe o que quer e trabalha duro pra conseguir vencer na vida, não desiste dos seus sonhos tanto é que ela se vira em dois empregos para conseguir o dinheiro suficiente para abrir o restaurante dos sonhos, encoraja as pessoas a seguirem seus sonhos assim como ela, sem contar em como ela muda o príncipe (que é um babaca no começo do filme). Tiana é um exemplo a ser seguido!
Pisa menos Tiana!
Enfim, essas sim são os modelos de princesas que me fazem sentir representada, quais são as vocês?!
Digam nos comentários o que acharam e sugiram temas para os próximos textos!
Beijos de luz!